Histologia vegetal
A
organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização
do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças é uma
adaptação ao modo autotrófico de vida. Somente os vegetais possuem
tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução da
seiva retirada do ambiente. Essas diferenças são ainda maiores nos
vegetais terrestres. Nessas plantas encontramos tecidos
especializados para evitar a perda de água e para sustentar o corpo
do vegetal contra a gravidade.
Link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Histologia_vegetal
Link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Histologia_vegetal
Órgãos vegetativos
Órgãos vegetativos
As plantas possuem formas muito variadas. Percebemos ao observar, por exemplo, uma vitória-régia e um coqueiro.
Raízes,
caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente
chamamos órgãos vegetais. Cada órgão possui sua função definida
e várias formas possíveis. Vimos que as flores são órgãos
reprodutivos, e os frutos se originam dessas.
São
as partes das plantas onde se é formada com meristemas primários e
que eles tem a capacidade de se dividirem muito maior do que qualquer
outro tecido da planta, eles ficam no ápice do caule gemas laterais
e na ponta da raiz.
Absorção de água e sais minerais
As plantas fazem a absorção da água e sais minerais necessários ao seu desenvolvimento através do seu sistema radicular, que por esse motivo é permeável (não apresenta cutícula), muito ramificado e cuja área é aumentada através da presença de pelos absorventes.
A raiz é constituída por um conjunto de células que entre si se mantêm, geralmente, isotónicas; no entanto, em relação ao meio elas estão hipertônicas. Significa isto que não existe equilíbrio entre os dois meios, e tendendo a natureza para o equilíbrio vai ocorrer uma movimentação de substâncias por forma a equilibrar os dois meios. Sendo a solução do solo hipotônica em relação às células epidérmicas, significa que esta possui uma menor concentração de solutos, maior potencial hídrico e menor pressão osmótica do que as células epidérmicas. A água da solução do solo começa então a movimentar-se para o interior das células. A entrada desta água nas células diminui-lhes a sua concentração e aumenta-lhes o seu volume celular, ficando estas células túrgidas. As células epidérmicas sofrem então um aumento da pressão de turgescência e do potencial hídrico, baixando a sua pressão osmótica. A entrada de água para as células epidérmicas destruiu a isotonia existente entre as células radiculares, tendo ficado as células epidérmicas hipotônicas em relação às células parenquimatosas corticais. Inicia-se então novamente a movimentação de água da epiderme (hipotônica) para as células parenquimatosas (hipertônicas) e assim sucessivamente até se atingir o xilema, no cilindro central.
Relativamente aos sais minerais, o tipo de transporte que vão sofrer depende da sua concentração na solução do solo. Se o ião está em maior concentração na solução do solo este movimenta-se por difusão simples, porém, se o ião está em menor concentração na solução do solo o seu transporte é efetuado por transporte ativo, gastando-se por isso energia no seu transporte. A entrada destes iões vai aumentar a concentração de soluto nestas células epidérmicas, pelo que a água da solução do solo, osmoticamente, movimenta-se novamente para estas células. O transporte ativo dos iões desde a epiderme até ao xilema cria um gradiente osmótico, podendo dizer-se que a absorção ao nível da raiz se efectua segundo uma pressão osmótica crescente.
Link:http://10biogeogondomar.blogspot.com.br/2011/03/absorcao-de-agua-e-sais-minerais.html
Link:http://10biogeogondomar.blogspot.com.br/2011/03/absorcao-de-agua-e-sais-minerais.html
Transporte de seivas
O transporte da seiva bruta ocorre no solo, até que a água e os minerais atinjam a raiz, e no interior do xilema. Por transporte ativo, os minerais são levados ao interior do xilema. Em conseqüência disso, uma vez que o meio interno fica hipertônico, a água penetra pelos pelos absorventes POR OSMOSE.
Isso gera uma pressão na raiz, empurrando esse líquido para cima (pressão positiva da raiz). Porém, essa pressão não é suficiente para que a seiva bruta atinja as folhas. A transpiração de água nas folhas é muito grande, a perda é altíssima e isso gera um mecanismo conhecido como coesão-tensão. A transpiração gera uma tensão, "puxando" mais água para cima. E a água sobe pela coesão que tem entre suas moléculas (propriedade da capilaridade da água). É como quando sugamos por um canudinho e a bebida sobe.
Já o transporte pelo floema ocorre de outro modo. O modelo que explica esse transporte é chamado modelo de Munch (descoberto pelo alemão Ernest Munch). Segundo Munch, o transporte no floema, que ocorre das folhas para as partes consumidoras (não apenas as raízes), se deve ao fato de haver muitos solutos no floema nas folhas (produtos da fotossíntese). Isso, novamente, gera um meio hipertônico, que atrai a água POR OSMOSE. Essa força já é suficiente para que a água corra até os órgãos consumidores. Assim sendo, no transporte da seiva elaborada é como se a água fosse "empurrada".
Essa perda de água que movimenta o transporte no xilema é feita pelos estômatos. Os estômatos são estruturas presentes nas folhas que podem se abrir ou se fechar, permitindo a entrada ou saída de gases ou água (por transpiração). Sua estrutura consiste em um conjunto de células: duas células-guarda (sem clorofila, logo, não realizam fotossíntese) que formam um poro entre elas (por onde as trocas são feitas, podendo estar aberto ou fechado), e células subsidiárias, ou companheiras, que estão ao redor das células-guarda.
Link:http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/transporte-de-seiva-nas-plantas-bruta-e-elaborada
Questões
1) Somente quem possui tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução de seiva do ambiente ?
2) Raízes, caules, folhas, frutos e flores são ?
3) As plantas onde é formada com meristemas primários tem a capacidade ?
4) Complete: "A raiz é constituída por..."
5) Onde ocorre o transporte de seiva bruta ?
6) As plantas fazem a absorção do que ?
1) Somente quem possui tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução de seiva do ambiente ?
2) Raízes, caules, folhas, frutos e flores são ?
3) As plantas onde é formada com meristemas primários tem a capacidade ?
4) Complete: "A raiz é constituída por..."
5) Onde ocorre o transporte de seiva bruta ?
6) As plantas fazem a absorção do que ?