terça-feira, 30 de abril de 2013

Ciclo da Mineração do brasil colonial




Na História do Brasil, o ciclo do ouro é compreendido como o período em que vigorou a extração e exportação do ouro como principal atividade econômica na fase colonial do país. Ocorrera após o declínio da produção açucareira no Brasil, época em que Portugal buscava novas fontes de renda na colônia.

As primeiras minas foram encontradas pelos bandeirantes no atual estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O auge do ciclo do ouro no século XVIII, gerou uma grande corrida em busca do metal precioso.
A extração exigia investimentos em mão-de-obra, equipamentos e  a aquisição de terrenos auríferos. A extração do ouro ficou nas mãos dos grandes proprietários rurais e comerciantes.
A Coroa Portuguesa adquiria lucro por  meio da cobrança de taxas e impostos, ou seja , o explorador que encontrasse e extraísse o ouro deveria pagar o quinto à Coroa Portuguesa. O imposto era cobrado pelas Casas de Fundição, onde as pedras eram derretidas e transformadas em barras.
O quinto significava 20% (um quinto, daí o nome do imposto) de cada quantidade apresentada e era encaminhada para Portugal. Porém, haviam desvios e sonegações que, quando descobertos, eram penalizados duramente.
Além do quinto, havia a derrama que exigia o envio anual de 1500 kg de ouro para Portugal; e a capitação, imposto cobrado por cada escravo utilizado como mão-de-obra na extração das minas.


Invasão holandesa no Brasil


        i


    A invasão holandesa fez parte do projeto da Holanda (Países Baixos) em ocupar e administrar o Nordeste Brasileiro através da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
Após a União Ibérica (domínio da Espanha em Portugal entre os anos de 1580 e 1640), a Holanda resolveu enviar suas expedições militares para conquistarem a região nordeste brasileira. O objetivo holandês era restabelecer o comércio do açúcar entre o Brasil e Holanda, proibido pela Espanha após a União Ibérica.
A primeira expedição invasora ocorreu em 1624 contra Salvador (capital do Brasil na época). Comandados por Jacob Willekens, mais de 1500 homens conquistaram Salvador e estabeleceram um governo na capital brasileira. Os holandes foram expulsos no ano seguinte quando chegaram reforços da Espanha.
Em 1630, houve uma segunda expedição militar holandesa, desta vez contra a cidade de Olinda (Pernambuco). Após uma resistência luso-brasileira, os holandeses dominaram a região, estabeleceram um governo e retomaram o comércio de açúcar com a região nordestina brasileira.
Em 1637, a Holanda enviou o conde Maurício de Nassau para administrar as terras conquistadas e estabelecer uma colônia holandesa no Brasil. até 1654, os holandeses dominaram grande parte do território nordestino.

Domínio Espanhol no Brasil

     Em 1557 assumiu o reinado de Portugal um jovem rei, D. Sebastião, que reinou até 1578 quando morreu combatendo os mouros no norte da África na batalha de Alcácer Quibir.
O jovem rei 2. Sebastião não deixou descendentes e o seu parente mais próximo era um tio velho, que era cardeal e acabou morrendo sem deixar descendentes em 1580.
Porém, o rei da Espanha, Felipe II era neto de D. Manuel, o Venturoso, e achava-se com direito ao trono de Portugal, por ser descendente da dinastia de Ávis.
Assim, Portugal com suas colônias na Ásia, na África e na América, passaram para o domínio do rei da Espanha.
Esta união entre Portugal e Espanha chamou-se de União Ibérica e durou até 1640.
O domínio espanhol modificou a vida dos portugueses na metrópole e na sua colônia do Brasil, pois a Espanha estava acostumada a extrair grandes quantidades de ouro de suas colônias na América, pouca importância deu ao Brasil.
Porém, no Brasil, as coisas eram vistas de outra forma.

No que diz respeito ao Tratado de Tordesilhas, este existia para dividir as terras dos portugueses e espanhóis na América; então, com a União Ibérica, ele não teria mais sentido e deixou de ser respeitado pelas entradas e bandeiras e principalmente permitindo a expansão do nosso território, no sentido das grandes minas de ouro e prata dos espanhóis na região onde hoje se situam a Bolívia e o Peru.
Como a Espanha estava envolvida em vários conflitos com outros países europeus, a União Ibérica atraiu contra o Brasil os inimigos da Espanha como a Inglaterra, a França e a Holanda, que organizaram diversas invasões contra o Brasil.
Na metrópole também a situação era péssima, principalmente no que diz respeito à economia que estava arruinada.
Organizou-se, então, em Portugal um movimento pela restauração da autonomia de Portugal. liderado pelo Duque de Bragança, que, com a vitória do movimento, foi coroado em 1640 como Rei de Portugal, recebendo o título de D. João IV, marcando o início da Dinastia de Bragança.
Em 1642,o Rei D. João IV criou o Conselho Ultramarino, um órgão que se encarregava da administração e exploração colonial.

Link : http://www.clickescolar.com.br/dominio-espanhol-no-brasil.htm




                                          Questões


1) Em que ano D. Sebastião assumiu o reinado de Portugal ?

2) A união entre Portugal e Espanha chamou-se : ...?

3) Qual foi o projeto de Holanda ?

4) Quando ocorreu a primeira expedição invasora?

5) As primeiras minas foram encontradas pelos bandeirantes em quais estados ?


6) As pedras eram derretidas e transformadas em ?

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ecologia

O que é ?

Primeiramente  ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva da Grécia  onde o prefixo  “eco”  vem do grego “oikos”, que significa, casa, domicílio, habitat.






- Importância 
    O homem é considerado o maior degradador no sistema ecológico, pois interfere no ecossistema através de suas atitudes e de seus lixos poluentes. 
Por exemplo : nas fábricas há utilização de produtos químicos, esses produtos exterminam os insetos viventes que por sua vez não transportavam o pólen das plantas, dificultando o ato de se reproduzir.
    Pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento
    Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.

Link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia


Energia e matéria nos ecossistemas


Os principais produtores da Terra são os organismos fotossintetizantes.
A energia luminosa do Sol é fixada pelo autótrofo e transmitida, sob a forma de energia química, aos demais seres vivos. Essa energia, no entanto, diminui á medida que passa pelos consumidores, pois parte dela é utilizada para a realização dos processos vitais do organismo e a outra é liberada sob a forma de calor. Sempre restará, portanto, uma parcela menos de energia disponível para o nível seguinte. Como na transferência de energia entre os seres vivos não há reaproveitamento da energia liberada, diz-se que essa transferência é unidirecional e se dá como um fluxo de energia. A matéria, no entanto, pode ser reciclada; por isso, fala-se em ciclo da matéria ou ciclo biogeoquímico.

- Fluxo Energético


Todo ser vivo necessita de muitos fatores para seu crescimento, reprodução, desenvolvimento e reparação das perdas. Um fator necessário para todo ser vivo é a energia, pois somente com ela realizam seus processos vitais. Tais necessidades são supridas pelo alimento orgânico. Os principais produtores da terra são organismos fotossintetizantes, os autótrofos sintetizam seus alimentos através da fotossíntese ou quimiossíntese. Percebem-se vários fatores que propiciam a diminuição do fluxo de energia. O sol é a fonte de energia de todos os seres vivos, a energia transporta-se dos produtores para os consumidores pela cadeia alimentar, e a soma de todas as cadeias alimentares formam uma teia alimentar.

Link:http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/ecologia-fluxo-de-energia

-Produtividade primária e secundária


 Produtividade primária pode ser definida como o rendimento da conversão da energia radiante em substâncias orgânicas. Isto é, a produção primária designa a quantidade de matéria orgânica que é produzida pelos organismos autotróficos a partir da energia solar (organismos fotossintéticos) ou da energia química (quimiossintéticos).

A produção primária bruta designa a razão a que a energia solar é convertida em energia potencial de biomassa.
A produção primária liquida designa a taxa de armazenamento da matéria orgânica nos tecidos.

 Produtividade secundária refere-se à quantidade de matéria orgânica produzida pelos consumidores primários ou herbívoros.

Link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Produtividade_(ecologia)

-Pirâmides ecológicas



Energia
Corresponde a energia contida na biomassa de cada nível trófico, assim cada parte da pirâmide terá indicada a energia de um nível trófico.
Números
A largura dos níveis representam o número de representantes de cada espécie naquela cadeia alimentar; é a mais variada.
Biomassa
Corresponde a matéria orgânica de cada nível trófico (sua pirâmide é igual a de energia já que a energia está na biomassa, assim quanto maior a biomassa, maior a energia).

Link:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia7.php


-Os Ciclos Biogeoquímicos

Ciclo do Carbono
O ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açucares. 

                                                                   Ciclo da Água
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.


                                                            Ciclo do Nitrogênio                            
O ciclo do nitrogênio é o ciclo biogeoquímico que comporta as diversas transformações que este elemento sofre no seu ciclo entre o reino mineral e os seres vivos.


Ciclo do Cálcio
O ciclo do cálcio é um mineral que participa da formação do exoesqueleto e conchas, nos invertebrados; e dentes e ossos, nos vertebrados; além de participar da ativação de enzimas, coagulação sanguínea, contração muscular, composição da parede das células vegetais, entre outros, por isso o ciclo do cálcio é importante para todos os seres vivos.



                             QUESTÕES

1)Pelo oque você entende sobre ecologia, qual é a importância de andar mais de bicicletas do que automóveis ? 

2)O sol é a fonte de energia de todos os seres vivos ?

3)Você sabia algo sobre as pirâmides ecológicas ?

4)Oque você entende sobre o ciclo do carbono ?

5)Ecologia é uma palavra que deriva de onde ?


terça-feira, 16 de abril de 2013

Comunidades Virtuais


O que são comunidades virtuais

As comunidades virtuais são espaços virtuais de comunicação e cooperação que se destinam ao debate de temas específicos por um conjunto de pessoas com interesses ou objetivos comuns.
As Comunidades Virtuais possuem fórum, chat, listas de discussão e espaços para publicações de textos e imagens.

Nos sistema de ensino : As Comunidades Virtuais permitem debater assuntos curriculares, esclarecer dúvidas ou apresentar descobertas, através de mecanismos de comunicação e troca de informações entre professores e alunos como Chats e Fóruns.

Nas empresas : As Comunidades Virtuais geram oportunidades de comunicação, troca de experiências, repositório e disseminação da informação, assim como integração de funcionários, além de propiciar a gestão do conhecimento empresarial.


Sustentabilidade


Conceito de Sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para relacionar com a continuidade dos aspectos econômicos,sociais,culturais e ambientais da sociedade humana. Que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.Ou seja, as sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. 

Benefícios

Adoção de ações de sustentabilidade garantem um longo prazo para um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida,inclusive a humana.
Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações,possibilitando a manutenção dos novos recursos naturais como : Florestas,Matas,,Rios,Lagos e oceanos. Garantindo uma boa qualidade de vida para as nossas futuras gerações.


Ações relacionadas a sustentabilidade

  • - Preservação total das áreas verdes  não destinadas a exploração econômica das grandes cidades.
  • - Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
  • - Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
  • - Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
  • - Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
  • - Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos.

terça-feira, 2 de abril de 2013

O que faz um avião voar


Arrasto de forma:

O arrasto em questão está relacionado com a área, na qual o ar colide de frente, e ocorre a chamada deflexão ( desvio do ar pelo obstáculo). A maior ou menor facilidade de um corpo se deslocar em determinado fluído chama-se aerodinâmica, então as  partes que compõe um avião devem ser arredondadas ou terem o efeito de flechas, evitando superfícies retas perpendiculares ao deslocamento, originando assim uma resistência menor. O arrasto de forma depende de alguns fatores como a densidade do ar, velocidade e área frontal do corpo, podendo ser calculado com a fórmula abaixo.


 CD = coeficiente de resistência aerodinâmica da asa
                     p  = densidade do ar
                     S  = área da superfície da asa
                     v  = velocidade da aeronave
                     D  = força de resistência ( Drag)